SEMANA INTERNACIONAL DE VELA DE ILHABELA

Semana Internacional de Vela de Ilhabela, o mais tradicional evento da modalidade no Brasil e um dos mais importantes da América Latina.

Este acontecimento das águas e dos ventos acontece todo o ano no mês de Julho. A maior competição náutica do país, mesmo com maiores exigências aos participantes, registra sempre novos recordes de barcos inscritos nas mais variadas categorias da classe Oceano, sem contar as embarcações que participaram da Semana de Monotipos. Outro grande destaque o elevado índice técnico, que garante regatas equilibradas e grande competitividade.
Ilhabela não é considerada a Capital da Vela por acaso, sua privilegiada posição geográfica favorece para que se tenha os melhores e constantes ventos, com mais de 10 nós em 75% dos dias (estatística desde maio de 1999 até os dias de hoje), o principal combustível da embarcação. Este paraíso dos ventos é cenário de diversas competições que ocorrem durante o ano inteiro e trazem velejadores de todo o Brasil e de diversas partes do mundo. O município tem clubes náuticos, clubes e escolas de vela que oferecem todo tipo de serviço náutico; desde aulas e aluguel de embarcações até suporte para eventos de porte da Semana Internacional de Vela.
























Sobre Ilhabela
É um arquipélago com cerca de 346km², localizado no litoral norte paulista, que agrupa as ilhas de São Sebastião, de Búzios e da Vitória e mais as ilhotas Serraria, Sumítica, Cabras, Castelhanos, Lagoa, Galhetas, Codó, Figueira e Prainha. Grande parte do território municipal é ocupado por um Parque Estadual, uma reserva praticamente intocável, graças à rigorosa e eficiente vigilância da Polícia Florestal. Fica a 230km de São Paulo e a 350km do Rio de Janeiro (pela Rio-Santos).


Acesso
Por Terra: É possível chegar até São Sebastião pela Rio-Santos (BR-101). A estrada tem um visual muito bonito das praias do litoral norte paulista, mas é bastante perigosa e congestionada. Outra alternativa, para quem sai de São Paulo, é ir até São José dos Campos (Via Dutra ou Rodovia dos Trabalhadores) e de lá seguir para Caraguatatuba, pela Rodovia dos Tamoios. De Caraguatatuba, seguir pela Rio-Santos.

Por Água: Um serviço de ferry boats liga a ilha ao continente. Num trajeto de menos de meia hora, chega-se a Ilhabela por meio de balsas com capacidade para cerca de 50 carros. O ferry boat atraca na Pontinha, local que divide as praias do norte e do sul.



Mais informações no site:
http://www.ilhabela.sp.gov.br/

Mapa de Ilhabela:
http://www.visitilhabela.com/mapas3.asp







Nenhum comentário:

Postar um comentário