SALÃO DO TURISMO


O evento que acontece no mês julho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi - SP, é um importante espaço para o turismo brasileiro.
Voltado tanto para quem quer conhecer os destinos turísticos brasileiros como para quem quer comprar e vender, tudo no mesmo espaço físico.

Principal evento da área de turismo receptivo no Brasil, o SALÃO DO TURISMO é promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo com a expectativa de chegar aos 50.000 m2 de área de exposição.
A grande novidade é a criação do Salão Virtual. E, voltado ao público final, o salão tem área institucional - com a participação das Secretarias de Estado de Turismos e Governo Federal, manifestações artísticas, rodada de negócios, novos projetos, cozinha, agricultura familiar, jóias do Brasil, núcleo do conhecimento, artesanato/saber fazer, casas do conselho e gastronomia - e a área de comercialização, que permite aos visitantes comprar os mais diversos produtos e serviços turísticos.

Realizado pela primeira vez em 2005, a proposta do SALÃO DO TURISMO - ROTEIROS DO BRASIL era apresentar ao Brasil os roteiros turísticos trabalhados pelo Programa de Regionalização, com enfoque na promoção. Visando consolidar essa proposta, na edição de 2006 foi criado o Balcão de Comercialização, onde operadoras e agências de viagens colocavam seus produtos à venda. Em 2008, essa estrutura evoluiu para a Área de Comercialização que, além da presença de operadoras e agências, disponibilizou espaço para venda de outros serviços relacionados ao turismo, como hotéis e parques temáticos.
Hoje pode-se dizer que o Salão do Turismo, promovido pelo MTur, é um evento que vem amadurecendo no cenário do setor e já caminha para sua quarta edição. Em pouco tempo, a ação de âmbito nacional se consolidou como uma das principais estratégias de promoção e comercialização de destinos turísticos brasileiros para turistas da América Latina, contribuindo para estruturá-los e qualificá-los de forma a alcançar os mercados nacional e internacional. Hoje é visto como vitrine de divulgação dos principais roteiros desenvolvidos segundo as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do Turismo.

Entre os objetivos do evento estão o fortalecimento do processo de regionalização do turismo no País e o estímulo à inserção dos produtos associados ao turismo – artesanato, gastronomia, manifestações artísticas e agroindústria familiar, entre outros, na estruturação dos roteiros turísticos. O Salão também colabora para a institucionalização e ampliação da cooperação entre as unidades da Federação, regiões turísticas e os setores público e privado.

O público-alvo inclui gestores públicos, empreendedores de micro e pequenas empresas, profissionais do setor, operadores e agentes de turismo receptivo, imprensa, pesquisadores, sociedade civil organizada, professores de instituições de ensino superior de turismo e hotelaria, estudantes e visitantes em geral.

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